
Seu dia começa de manhã cedo, quando você abre os olhos na cama e o dia termina quando você entra no estado de sono. O dia é dividido em períodos de 12 horas: 12 horas do dia e 12 horas da noite. Na realidade, são os momentos que vivemos desde o instante em que abrimos os olhos até a hora em que fechamos os olhos, durante os quais você precisa regular sua rotina.
Quando você acorda de manhã, a primeira coisa que deve ser feita é a prática dos três Mantras:
Mahamrityunjaya Mantra (11 vezes)
– Gayatri Mantra (11 vezes)
– Durga Mantra (3 vezes)

Por que esses Mantras devem ser feitos de manhã? Porque de manhã o cérebro está relaxado depois de uma boa noite de descanso. A mente não está agitada, pois ainda não enfrentou as realidades do mundo. Está em um estado pacífico e relaxado.
Imediatamente ao acordar, antes de sair da cama, sente-se na cama e faça os Mantras. Quando fizer isso, ainda estará sonolento, não totalmente acordado. Aquele momento em que você não está totalmente acordado e nem totalmente adormecido, quando está sonolento, quando está entre o sono e a vigília, a MENTE SUBCONSCIENTE está ativa.
Em um extremo você tem a faculdade consciente e essa faculdade consciente está totalmente envolvida e integrada às experiências sensoriais. No outro extremo você tem a faculdade inconsciente e essa é totalmente desconectada das experiências sensoriais.
A faculdade subconsciente estáno meio, como um elo entre o consciente e o inconsciente, como a fonte onde a mente pode ser fortalecida, a criatividade pode ser desenvolvida e a positividade pode ser adquirida. É essa fonte subconsciente que você precisa proteger das influências do ambiente externo e das tendências negativas e destrutivas. Segundo a filosofia do Yogui, a mente subconsciente é a sede e a fonte de toda a energia mental. É no subconsciente que você pode desenvolver uma força de vontade forte. Ao usar o subconsciente, você pode alterar e modificar os padrões de comportamento e pensamento.
A mente consciente, em si, é uma mente redundante, no sentido de que ela é apenas uma consciência unilateral, ou seja, de percepção unilateral: você e o mundo, e é isso. Essa conexão unilateral não permite que a força de vontade da mente se desenvolva.
Você faz muitas resoluções conscientes, como no ano-novo por exemplo, mas essas resoluções não se sustentam. Isso indica que a conexão com o seu ambiente e com o mundo material dissipa as faculdades e energias da mente e não permite que um propósito, uma afirmação, uma resolução nasça, já que a mente está muito distraída e dissipada. Assim, a mente consciente é uma mente redundante, pois só interage com o mundo dos sentidos. Ela não o ispira a desenvolver uma qualidade de vida diferente.
Amente inconsciente também é redundante, porque não se tem acesso a ela, e se há acesso, você vai dormir, então não poderá trabalhar com o seu inconsciente. No entanto, você tem acesso ao seu subconsciente. O estado de semissonolência que experimenta ao acordar é o estado do subconsciente, no qual os sentidos não estão completamente absorvidos, envolvidos ou ativos no mundo exterior, nem são separados totalmente do mundo externo como no inconsciente do sono profundo. Você está no meio.
O canto dos Mantras ao acordar, antes de sair da cama, enquanto o subconsciente ainda está ativo, permite que a mente retenha seu estado pacífico por mais tempo durante o dia. Antes que a mente se torne ativa e as energias mentais se dissipem, ao cantar os Mantras você está plantando sementes.
E quais são essas sementes, esses propósitos, essas resoluções ou afirmações?
O primeiro Mantra é para a saúde e proteção, Om Tryambhakam. Antes de cantar o Mantra você mentaliza o propósito, como por exemplo: “Terei saúde e proteção em todos os níveis, hoje e sempre”. E então, ainda sentado na cama e de olhos fechados, você entoa o Mantra 11 vezes, audível apenas para si mesmo.
O segundo Mantra é para adquirir sabedoria e entendimento o Gayatri. Antes de cantar o Mantra mentalize o propósito, como por exemplo: “Terei sabedoria e compreensão nas minhas ações, hoje e sempre”. E então, ainda sentado na cama e de olhos fechados, você entoa o Mantra 11 vezes, audivel apenas para si mesmo.
O terceiro Mantra é para ter força interior para enfrentar o mundo com positividade e otimismo e superar todas as aflições, é o Mantra dos 32 Nomes de Durga. Então, antes de cantar o Mantra mentalize o propósito, como por exemplo: “Terei força interior para viver com alegria sem me deixar abater por coisa alguma, hoje e sempre”. E então, ainda sentado na cama e de olhos fechados, você entoa o Mantra 3 vezes, audível apenas para si mesmo.
Ao concluir esses três Mantras, finalize com Om Shanti, Shanti, Shantih e Hari Om.
Nota Importante: Depois de se tornar fluente nesses 3 Mantras, você levará cerca de 7 minutos apenas para fazer essa prática. Inicialmente pode levar um pouco mais de tempo, mas uma vez que esteja acostumado com o canto e bem que os seus propósitos estejam bem definidos, toda essa prática de Mantra Sadhana de manhã cedo ao acordar levará apenas 7 minutos. Depois disso, levante-se, faça a sua higiene, vista-se e prepare-se para encarar a sua vida e o seu dia com mais positividade e energia.
Aqueles que utilizam esse método de Mantra Sadhana no início da manhã, descobriram que são capazes de permanecerem otimistas, positivos, criativos e com a mente clara durante todo o dia.
Os Mantras fortalecem a mente e atuam como um escudo que protege você de todas as influências negativas do mundo exterior. Eles mantém a mente imperturbável quando confrontados com as preocupações, tensões e problemas da vida diária. Esses Mantras ajudam a manter a sua clareza mental em todas as situações.
Portanto a prática desses 3 Mantras deve ser o seu primeiro Sadhana da manhã. Essa prática é a primeira cápsula de vitamina que você deve tomar, todos os dias, ao acordar.
Fonte:
Livro “Yoga na Vida Diária” de Swami Niranjanananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga Center Brasil e Yoga Publications Trust.